O comportamento do consumidor começou a mudar quando a internet se popularizou. Por meio da rede mundial de computadores, ficou mais fácil pesquisar produtos e serviços, comparar preços e formas de pagamentos. Também é mais simples checar a reputação da empresa e a qualidade do que ela oferece. Tudo por meio de um clique, até mesmo comprar e contratar.
Em 2020, com a pandemia, a mudança na forma de consumir foi acelerada. O processo que antes ocorria de maneira mais lenta e gradual foi acelerado por uma questão de segurança sanitária. A quarentena e o isolamento social fizeram com que o e-commerce ganhasse força. E até mesmo o consumidor mais desconfiado foi forçado a se render às compras online.
A mudança não atinge o Brasil, mas o mundo.
Ter presença virtual é obrigatória em tempos de pandemia e veio para ficar. Isso não vale apenas para as corporações. Os profissionais também devem estar ‘online’: prestadores de serviço, autônomos, profissionais liberais, vendedores. Todos devem buscar o seu espaço na internet para que seja visto por seu cliente em potencial.
O comportamento do consumidor é definido por tudo que o influencia a fechar uma compra ou um negócio. Para o consumidor escolher uma determinada marca de produto ou um prestador de serviço, há um longo caminho a ser percorrido. Ele passa por um conjunto de percepções, atitudes, hábitos e ideias que satisfazem necessidades e desejos de um indivíduo ou até mesmo de um grupo.
Com a finalidade de aumentar os seus lucros, muitas empresas e indústrias estudam o comportamento de seus consumidores e investem em ações de marketing.
O objetivo é alinhar as soluções que a corporação oferece ao que deseja o consumidor, correspondendo com as suas expectativas e influenciando na decisão de compra.
Até pouco tempo, o comportamento do consumidor continuava previsível. Com a pandemia, as empresas tiveram de se adaptar ao “novo normal”. Precisaram criar soluções para não perderem clientes e para atraírem outros.
Comprar ou contratar no conforto do lar tornou-se algo comum para os consumidores. Eles optam por resolver tudo pela internet em vez de ir a uma loja física. Rapidez no processo de compra e a segurança são um dos atrativos para que cada vez mais pessoas optem pelo ambiente virtual na hora de ir às compras.
De acordo com estatísticas, houve um aumento significativo nas compras online em 2020. Em termos comparativos, em 2018, 40% dos consumidores optaram pelas compras online. Já em 2020 esse número subiu para quase 80%. Para 2021, a tendência de alta continua.
Mas ter presença online por si só não garante o retorno esperado. A empresa tem de investir muito para conhecer a fundo o seu cliente, além de criar estratégias para convencê-lo a fechar a compra ou adquirir um determinado serviço.
Isso porque não é apenas a sua empresa que optou por esse caminho. Seu concorrente também está nas redes e, talvez, ofereça mais vantagens ao consumidor.
Para deixar a concorrência para trás, empresas correm cada vez mais contra o tempo. Um dos motivos é que o consumidor está cada vez mais volátil. Afinal, com tantas ofertas disponíveis em apenas um clique, ser fiel a uma empresa fica difícil.
Ficar atento às tendências é uma maneira de driblar os concorrentes, atraindo o seu cliente ideal.
Utilize ferramentas eficientes para atrair o seu consumidor e para oferecer o que realmente ele deseja.
Mesmo com mudanças significativas na hora de fechar um negócio, há alguns fatores que ainda contribuem com a decisão de compra. São eles: culturais, sociais, pessoais, psicológicos, situacionais, demográficos.
Mas para entender o seu persona, a sua empresa precisa ter profissionais preparados e ferramentas eficazes. Entender os dados é importante para que no processo de compra o persona torne-se realmente um cliente.
A empresa precisa estar atenta e bem-informada para oferecer a solução ideal ao seu cliente. Para que o seu serviço ou produto sejam aceitos, são obrigatórios o bom atendimento e a qualidade. Isso porque o consumidor vai buscar referências no mercado antes de fechar negócio.
Por estar muito mais exigente, o consumidor de hoje demora mais para tomar decisão. A empresa deve estar preparada e com um setor de atendimento capacitado. Afinal, ninguém quer perder um negócio.
Já que o consumidor mudou, mude a sua empresa também e tenha muito sucesso.
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