Cotações eficientes: como fazer?

Cotações eficientes: como fazer?

Certificar os melhores valores de compra de serviços e/ou produtos pode aumentar a capacidade e competência de uma empresa, garantindo a estimulação de resultados financeiros, além de gerar potencial para a expansão de um negócio. Seguindo os processos de cotação, é plausível: 

  • Reduzir custos;
  • Aumentar os lucros;
  • Incentivar profissionais;
  • Destaque no mercado;
  • Controle de fluxo financeiro. 

Entenda as cotações eficientes

Cotações eficientes são pesquisas aprofundadas, realizadas com a finalidade de garantir o melhor custo-benefício para uma empresa. Normalmente executadas por um departamento específico, como o setor financeiro, a pesquisa deve apresentar as características dos produtos, condições, valores, prazos e opções de pagamentos que os fornecedores podem oferecer.

Todas as empresas que buscam o lucro, devem contar com uma gestão de compras. É a maneira ideal de não desperdiçar dinheiro, independente do ramo. É importante definir os processos e sempre utilizá-los para não deixar passar nenhum detalhe. 

Defina os produtos e os materiais

Antes de qualquer método é importante entender o que está procurando. Com uma ideia mais clara e maiores detalhes oferecidos para os fornecedores, fica mais rápido e fácil achar uma solução. É importante apresentar informações precisas, objetivas, para que o recebimento do produto ou serviço esteja alinhado com as suas expectativas. 

Pesquise por fornecedores

Imagem de pessoa ao computador pesquisando e anotando em caderno

A cotação eficiente possibilita que você encontre o melhor fornecedor, uma parceria que deve te garantir o melhor custo-benefício. É importante conferir opções diferentes para um mesmo item, aumentando seu leque de possibilidades. 

A construção de um relacionamento de parceria garante maior poder na hora de tomar medidas de negociações, como conseguir descontos ou maiores prazos de pagamentos, por exemplo. Outro ponto benéfico é que quando os fornecedores estão estabelecidos, dificilmente você sofrerá com falta de materiais ou serviços, ou seja, menos prejuízos para a empresa. 

Não aceite a primeira oferta 

Uma das regras básicas do relacionamento comercial é a negociação. É comum e esperado que isso aconteça. Para garantir o melhor valor é importante apresentar preços oferecidos por outros fornecedores, fazer contrapropostas, pesquisar sobre o assunto, conversar com quem entenda do que está sendo buscado, etc. Dessa maneira, as chances de você se deparar com melhores condições no futuro diminuem consideravelmente.    

Não seja dependente

Com o passar do tempo, é comum que os acordos sejam feitos de maneiras automáticas, mas é importante se sentir confortável para buscar novos fornecedores quando achar necessário.

Estabelecer um limite de cotações é essencial, mas sempre é bom ter uma “carta na manga”. Dessa maneira, você não sofrerá com imprevistos, caso seu fornecedor fique sem produtos, por exemplo. Também não ficará dependente de valores estabelecidos por eles, deixando decisões importantes nas mãos de outras pessoas.

É ponderoso que o seu negócio consiga crescer e se solidificar sem depender inteiramente de uma outra organização. A busca por novas parcerias faz com que a empresa se mantenha atualizada em tendências de mercados, e assim, ofereça melhor qualidade de serviço.  

Utilize dos benefícios da tecnologia 

Utilizar de um sistema de gestão pode ser muito interessante durante esse processo. Com isso, é possível contabilizar dados, gerenciar arquivos, registrar oscilantes, etc. 

Com a tecnologia que avança a cada dia, é possível encontrar online diferentes plataformas que oferecem serviços completos de cotações eficientes. Uma maneira de agilizar os processos e gerenciar tudo com maior cautela, quando achar conveniente.   

Confira os detalhes 

É importante estar atento para que nenhum ponto passe despercebido, é sempre necessário conferir se o pedido de cotação foi enviado e recebido, checar os prazos de validades das cotações, quais são as opções de pagamentos oferecidas, etc. Tudo isso contribui para melhores resultados de uma compra.    

Apresente um feedback

Mesmo que a sua empresa não opte por um serviço ou fornecedor, é relevante apresentar feedbacks para quem ofereceu as cotações. Dessa maneira, é possível que mudanças sejam feitas para que uma união futura seja solidificada. Explique as razões pelas quais não foram escolhidos ou, se for o caso, escolhidos. Demonstre satisfação e sugestões para que os padrões não decaiam.   

Desenvolva um documento 

É necessário entender que apesar de uma cotação de valores não ser um compromisso de negócios, a cotação é um documento de condição corporativa. É primordial pensar na imagem que sua empresa está passando para outros negócios, manter um padrão de profissionalismo é fundamental. 

Além disso, é importante conservar seu capital. Uma documentação formalizada é uma garantia legal da comprovação da proposta. 

Planeje os pagamentos 

O processo de cotação é metódico e não deve ser diferente no momento de planejar os pagamentos dos serviços. Lembre-se de que está lidando com diversos fornecedores, que possuem diferentes datas e formas de pagamentos. Fazendo um controle de dívidas é possível monitorar por completo todas as especificidades de uma empresa e assim, evitar a sobrecarga de compromissos. 

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