Business Intelligence: você sabe o que é?

Business Intelligence: você sabe o que é?

Se você acompanha o mercado e suas tendências já deve ter ouvido algumas siglas como “T.I.”, “UX”, e “B.I.”. Esta última é a sigla que representa Business Intelligence, que a partir de uma tradução literal temos: Inteligência de Negócio.

Porém somente uma tradução ainda deixa a definição deste conceito muito vaga, tente imaginar o que você acha que é baseado apenas nessa tradução e compare-as com alguém. Você irá notar como elas são diferentes.

Mas afinal de contas, o que realmente é Business Intelligence? Bem, vamos explorar um pouco deste assunto e nos manter atualizados com esse termo mercadológico que está cada vez mais proeminente.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence pode ser definido como Inteligência Empresarial, ou seja, é um conjunto de técnicas que permite analisar dados da empresa como um todo para dar suporte à tomada de decisões.

Diversas empresas, especialmente empresas grandes, investem bastante em uma equipe extremamente qualificada para realizar esta função. Incluindo gerentes de áreas chave da organização. Isto deve-se ao fato de qualquer vantagem, mesmo que pequena, que a empresa possa ter chances de mudar o balanço de poder entre ela e suas competidoras.

A área de Business Intelligence permite a junção de dados de diferentes partes da empresa para que se possa ter diversos comparativos e se fazer o uso de diversas métricas que demonstrem em que área a empresa deve trabalhar para ter mais eficácia, e consequentemente melhores resultados.

Para isso, há variadas ferramentas, teorias e análises sendo efetuadas diariamente. E com o crescimento da área, tanto em reconhecimento como por resultados positivos, temos também muitos aplicativos que compilam esses dados e os deixam disponíveis.

Imagine, você ter os dados do CRM, de suas vendas, de sua equipe, de entregas, e de planilhas de Excel da área da contabilidade em um único lugar. O tanto de dados que podem ser filtrados juntos e a profundidade com que cada assunto pode ser tratado é imensa.

Para que esses dados sejam usados de forma correta, deve sempre haver um planejamento prévio dos objetivos e um bom conhecimento em teoria sobre estatística. De modo a evitar que a parcialidade pessoal afete os resultados obtidos.

Quando surgiu o B.I.?

O Business Intelligence como conceito de uso de dados empresariais de diversos setores, gerais e específicos, serem compilados e utilizados de forma a gerar novos insights não há como definir a data de advento.

O que podemos encontrar é o termo sendo utilizado pela primeira vez para descrever um sistema automatizado que funcionasse desta forma foi em 1958, pelo cientista Hans Peter Luhn que fazia parte da equipe da IBM.

Se este conceito existe há tanto tempo e é tão importante, porque demorou tanto para ser representado de maneira mais massiva? Isto deve-se por causa dos grandes avanços tecnológicos. O custo, que era previamente altíssimo, diminui devido a novos apps, ferramentas e facilidade divulgação de informação na atualidade.

Não é incoerente imaginar que diversas empresas grandes utilizaram destes tipos de ferramenta há muito tempo, e foram precursoras para que este tipo de tecnologia se tornasse mais popular. A própria IBM, a Amazon e a Microsoft são gigantes de mercado que se utilizam destas tecnologias há um bom tempo.

Como o Business Intelligence funciona?

O Business Intelligence costuma funcionar de duas maneiras principais, no modelo antigo, onde quem cuida dos dados e relatórios é apenas a área de T.I. e especializada em estudos estatísticos, então se algum gerente tiver alguma indagação sobre os dados, eles teriam que passar novamente pela área para obter esta resposta.

Há também um novo modelo sendo adotado, onde você possui, sim, uma área especializada e focada em B.I. na empresa, porém diversos gerentes precisam do conhecimento na plataforma para adicionar contexto em relatórios, e filtrar dados importantes para eles.

Este sendo um modelo mais eficaz, desde que haja um conhecimento e qualificação dos gerentes.

Sinergia entre o B.I. e outras áreas

Agora sabendo sobre o conceito de Business Intelligence podemos começar a utilizá-lo de modo mais efetivo. Um dos primeiros passos é encontrar a sinergia dele com outras áreas como o marketing e a propaganda, incluindo criação de conteúdo, User Experience, e Customer Experience.

Além da sinergia com áreas que focam em informações profundas para entregar conteúdo relevante e gerar valor para a empresa, é interessante também um entendimento básico de contabilidade.

Isto gera possibilidades de entendimento de divisão de capital, investimento de capital na organização, gastos e ganhos de operações e equipes, entre outros. Afinal, todos precisamos de recursos e o capital é um dos maiores recursos em existência.

Utilizando o B.I. a seu favor

Um dos primeiros passos para a utilização do B.I. de forma eficaz é o domínio das ferramentas de B.I., como por exemplo o “Power B.I.”. O que faz com que o processo de filtragem, junção e leitura de dados flua e não cause stress desnecessário.

Após o domínio, no mínimo básico, do software precisamos seguir uma regra básica de análise científica e por consequência da análise de dados, que é almejar a remoção total da parcialidade de nossa análise.

Utilizamos este termo anteriormente, mas para deixar mais claro como uma análise parcial pode prejudicar a compreensão de fatos vamos fazer uso de um exemplo. Suponha que você é um vendedor e nos últimos meses você vendeu R$ 5 milhões por mês. Muito bom, certo? Porém, com uma análise de seus colegas todos vendarem pelo menos o dobro do tanto que você vendeu. E agora? Não soa tão bem.

Esta primeira análise, considerando somente o quanto você vendeu, é ruim pois falha em ter todos os fatos e falha em buscar algo novo. Ou seja, está partindo de uma conclusão que você já conhece, o quanto você vendeu neste caso.

Então, tenha cuidado se tudo que sua plataforma te diz são informações que você já possui, já reconhece ou já resolveu, ou informações que são somente positivas, algo com sua análise pode estar incorreta.

O propósito do uso do B.I. é de encontrar possíveis problemas ou ineficácias, então cheque seus filtros e suas informações sempre. Não tente fugir de algo negativo, e não tente inventar algo negativo também.

Vantagens do Uso de B.I.

O uso correto do B.I. pode trazer diversas vantagens para sua empresa. Algumas delas são:

  • Você possui dados de confiança à sua disposição;
  • Suporte para tomada de decisões baseadas em fatos e dados;
  • Assertividade em ações;
  • Identificação de oportunidades de lucro e corte de custos;
  • Previsão de sucesso;
  • Possibilidade de se antecipar a tendências de mercado;
  • Identificar erros e problemas em operações.

Agora que você já deu o passo inicial para entender o que é Business Intelligence, que tal entrar mais à fundo no assunto e começar a utilizar esta maneira de se pensa, agir e planejar?

Comentários