Materiais, qualidade, valor: como garantir que o serviço contratado não dará dor de cabeça no futuro

Materiais, qualidade, valor: como garantir que o serviço contratado não dará dor de cabeça no futuro

A contratação de um serviço requer muita experiência e atenção para não comprar gato por lebre. Quem é responsável pela cotação e por fechar negócio, deve conhecer bem o projeto e os materiais oferecidos para os serviços que se pretende contratar. Isso é importante para alcançar o resultado esperado. Pesquisar é um dos caminhos para não errar e garantir um serviço de qualidade.

É preciso também ter informações sobre a empresa em prospecção. Procure as que têm credibilidade no mercado, que investem em tecnologia, que oferecem mão de obra de qualidade. Isso vale para qualquer tipo de contratação, até mesmo obras de construção civil.

Fique atento às nossas dicas para não ter mais dores de cabeça com um serviço sem qualidade.  

Contratação de serviços

Se você precisa contratar algum tipo de serviço, comprar materiais ou equipamentos para a empresa que trabalha, fique atento às armadilhas colocadas por possíveis proponentes com a finalidade de enganar. Um dos primeiros erros do setor de compras de qualquer corporação é observar primeiro o preço.

Claro que o valor é importante, mas não é isso o que conta no final. Observar o desempenho do produto e a qualidade do serviço deve ser prioridade. O preço pode ser negociado depois. Não escolha uma prestadora apenas por uma característica, mas pelo conjunto. Seguir esse conselho vai te salvar de muitas dores de cabeça no futuro.

Quando o assunto é construção civil, pesquisa e um bom planejamento devem estar alinhados. O cuidado ao escolher uma empresa de engenharia deve ser triplicado. Afinal, você não quer ter nenhum problema de encanamento, elétrico ou algo que coloque em risco funcionários e clientes da sua corporação.

O primeiro passo é exigir experiência no setor, conhecer as obras executadas e, se possível, conversar com antigos contratantes da empresa para coletar informações importantes.

Entretanto, antes mesmo de escolher a engenharia responsável pela obra ou reforma, o setor de compras deve saber exatamente do que a sua empresa precisa. Ou seja, é necessário ter um planejamento e um orçamento pré-estabelecido. Esses podem ser desenvolvidos pelo setor de obras ou manutenção por engenheiros contratados pela empresa.

Então, vamos às dicas!

Como garantir que o serviço contratado não dará dor de cabeça no futuro?

Imagem de equipe trabalhando e definindo o orçamento
  1. Planejamento: Nenhum levantamento de preço pode ser realizado antes de conhecer o projeto. Para isso, o departamento de obras e manutenção deve fazer um planejamento minucioso para reduzir riscos de atrasos e gastos extras. Tudo já deve estar previsto no projeto.
  • Defina um orçamento: Com o projeto em mãos, é hora de definir o orçamento. Isso evita que os custos saiam do controle. Sem abrir mão da qualidade, o setor de compras tem como missão pesquisar os valores cobrados pelas empresas de engenharia e preços de cada material e insumo utilizados na obra. Com todos os valores disponíveis, é possível fazer um orçamento inicial. Mas atenção: é necessário também considerar os gastos extras. Feito o planejamento financeiro, avalie as condições de pagamento mensal para não ultrapassar o limite estabelecido.
  • Profissionais de qualidade: A escolha da equipe ou da empreiteira deve ser criteriosa. É importante se informar sobre as atividades anteriores da proponente para não haver arrependimentos. Ao utilizar critérios para definir a empresa de engenharia, é possível garantir a contratação de profissionais comprometidos com a qualidade e com os prazos definidos.
  • Grandes empreiteiras não garantem serviço de qualidade: Você deve estar se perguntando: Como assim? Mas é verdade, não é porque a sua empresa resolveu contratar a melhor empreiteira do mercado que isso lhe garantirá um excelente serviço. Para ter a qualidade desejada, é necessário também que a contratante tenha diretores e gerentes de obras ou projetos trabalhando em conjunto com as construtoras. Isso vai garantir que a obra saia exatamente como o planejado e a construção seja entregue no prazo.
  • Materiais e insumos de qualidade: O setor de compras deve ficar atento à qualidade de todos os materiais e insumos utilizados na obra. É importante levar em consideração as sugestões dos responsáveis pela obra para não comprar produtos inferiores e que comprometam a construção. Escolha as melhores marcas, certificando-se do melhor custo-benefício. Ao adquirir materiais mais baratos, a empresa será obrigada a trocar os itens em pouco tempo, causando mais despesas na obra. Optar por materiais sustentáveis também garante um excelente resultado. Para melhor resultado, o gerente de obras deve manter um forte controle de qualidade de tudo que for utilizado no serviço.
  • Acompanhar cada etapa da atividade: A garantia da qualidade também requer acompanhamento periódico do serviço pelos diretores e gerentes responsáveis. Assim, eles garantem o andamento das etapas e o cumprimento de prazos, além de assegurar a qualidade esperada. Por meio do monitoramento periódico é possível evitar erros e desperdícios de materiais e insumos. Também é mais fácil detectar gargalos e corrigi-los.
  • Invista em tecnologia: As ferramentas tecnológicas existem para facilitar a nossa vida e garantem a qualidade de qualquer serviço. Por isso, a empresa contratante deve investir em tecnologia para que os gerentes acompanhem a obra com maior precisão. Planilhas podem até ajudar a economizar, mas não asseguram o resultado esperado. Os controles realizados por aplicativos e softwares de gestão são mais eficientes e ajudam a eliminar erros.

Gostou das dicas? Então coloque-as em prática no seu setor e tenha bons resultados.

Comentários