Como inovar em 2021: 5 tendências para o futuro

Como inovar em 2021: 5 tendências para o futuro

Se há algo que 2020 nos mostrou é que, por mais que tentemos, nunca conseguiremos prever o futuro.

Porém, prever o futuro não é necessário quando podemos nos precaver e nos antecipar a ele.

Há alguns anos, o segmento de e-commerce vem crescendo, assim como possibilidades de trabalho remoto, por exemplo.

Empresas que tinham seus ambientes virtuais otimizados e já consideravam trabalho remoto uma prática comum, mesmo que excepcionalmente, sofreram um impacto muito menor com a pandemia do COVID-19.

Inclusive, algumas empresas tiveram um crescimento, e valorização, exponencial. Este é o caso da Magazine Luiza.

Tendências para o futuro

Estima-se, que no geral, o e-commerce teve uma alta de mais de 83% de faturamento em 2020, quando comparado com 2021.

Considerando as novas tecnologias e o avanço tecnológico forçado de processos devido a pandemia, é possível traçar algumas tendências para o futuro.

Estas tendências podem permitir a inovação em um segmento e a estabilidade de um negócio para eventuais problemas no futuro.

Tendência 1: Adaptação de Portfólio

Esta adaptação de portfólio pode ser definida como diversificação de investimento também.

Um conceito que já é bem conhecido para investidores é o de antifragilidade. As empresas que adotam este conceito em seus empreendimentos terão uma vantagem sob seus competidores.

A ideia é de que se invista em diversos processos, de modo que, acaso um deles sofra, não irá afetar os outros negativamente, ao menos ao ponto de destruí-los.

Podendo, inclusive, beneficiar outros processos. É uma estratégia de administração que possibilita o crescimento em tempos de crise, também.

Isto vale para a entrada em novos mercados e para a administração interna da organização.

Áreas de B.I. e correlatas, com foco em análise de mercado, devem ajudar com o planejamento destas ações já que é necessário a gerência de risco e o uso de dados internos e externos para gerar insights.

Aventurar-se em mercados emergentes e oferecer novos serviços pode ser uma ótima forma de se manter no mercado.

Tendência 2: Mercado 4.0

Pode-se considerar a indústria 4.0 como a comunicação entre máquinas que popularizou o termo: “Internet das Coisas”.

Isto se deve ao fato de que muitas das máquinas que usamos no dia-a-dia estão interconectadas pela internet.

Dentro deste conceito incluem processos e áreas como:

  • Automatização e virtualização de processos;
  • Big Data;
  • Segurança Virtual;
  • Inteligência Artificial.

Isto exige dos profissionais do futuro algumas qualidades, como: flexibilidade, criatividade, inteligência emocional e conhecimento holístico, ou seja, multidisciplinar.

Estas qualidades devem estar presentes dentro dos processos internos de sua empresa e devem ser valorizadas em seus profissionais.

Adaptar-se a este novo clima será uma tarefa complicada, mas que trará ótimas recompensas para os que obterem sucesso nessa empreitada.

Tendência 3: Crescimento Sustentável

A sustentabilidade não é uma nova tendência, mas com certeza é uma que irá apenas se intensificar com o passar dos anos.

Independentemente das visões pessoais, manter uma boa qualidade de vida humana dentro do planeta Terra é de extrema importância.

As pessoas estão começando a viver mais, ou seja, haverá um aumento no número de pessoas e. obviamente, do consumo de matéria-prima essencial para a sobrevivência e para o funcionamento da sociedade.

Adaptar sua empresa para este futuro, desde processos até cargos e serviços que você pode oferecer, será um grande diferencial.

Tendência 4: Internacionalização

Imagem de containers em porto

Com as barreiras geográficas de mercado se tornando cada dia menores, surge uma nova possibilidade de expansão que pode ajudar a driblar a instabilidade no país: a internacionalização.

Seguir esta tendência de oferecer serviços para outros países é uma ótima prática de mercado hoje em dia. Isto, por causa dos avanços tecnológicos de comunicação.

No entanto, antes de se iniciar este processo, o entendimento de demanda e dos processos logísticos é essencial, considerando que uma expansão mal planejada, apenas se tornará um poço sem fim de custos.

Para auxiliar com este planejamento de inovação há algumas diretrizes que foram criadas pela ISO (International Organization for Standardization).

Você pode encontrar o documento traduzido em português e em inglês para compra no catálogo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Tendência 5: Presença Digital

Caso ainda não tenha ficado evidente, esta é a tendência que está inserida em todas as outras. A sua empresa precisa de uma presença digital.

Entenda presença digital como estar ativamente presente em canais de comunicação e serviços digitais. Estes canais podem ser, por exemplo:

  • Site próprio;
  • Redes Sociais;
  • Sites de Análise dos consumidores;
  • Sites de localização/guias.

Dentro destes canais podem ser oferecidos diversos serviços, como propagandas, atendimento e gerência de relacionamento com o cliente.

A sua empresa precisa estar conectada em pelo menos três destes canais para ser realmente competitiva no ambiente digital.

Além de estar ativamente presente nestes canais, ela deve oferecer um serviço ou algo de valor para seu cliente. Por exemplo: uma imobiliária não precisa, necessariamente, vender online, mas pode deixar um número de contato (WhatsApp e telefone) ou redes sociais para interessados.

Formulários em seu site para captar clientes também é uma boa opção.

É possível, também, oferecer informação de valor ao cliente com um blog e conteúdos relevantes, de interesse do público.

Enfim, ter uma boa presença digital apenas ajudará seu negócio no futuro. Não há razão para não estar seguindo esta tendência em 2021.

Comentários