Desde de o advento dos computadores, e da popularização da internet o mercado de trabalho sofreu diversas mudanças. Desde a maior facilidade para qualificar seus funcionários, até para criação de novos campos de especialização.
Vive-se, no momento deste artigo, com o isolamento social devido a pandemia relacionada ao COVID-19. Isto que, acelerou diversas tendências de mercado e expandiu a importância de muitos setores em organizações.
Um bom exemplo é o crescimento do marketing digital, essa sendo uma área que abrange diversos campos de estudo, e o e-commerce.
Logo, com essa intensificação de tendências mercadológicas, mais profissionais com habilidades relacionadas a elas são necessários.
Inclusive, há também a necessidade da familiarização de profissionais que atuam em conjunto com estas áreas em relação aos termos técnicos, em proficiência de apps e outras habilidades e, principalmente, na gestão de capital humano.
Afinal, esta pandemia não mudou apenas com o que trabalhamos, mas como fazemos nossas tarefas.
Seja parcialmente ou completamente em home-office, seja o trabalho presencial em menor escala com flexibilização de horários, saber lidar com as mudanças e estar preparado para utilizá-las em seu favor se tornará uma habilidade imprescindível para tomadores de decisão de diversos departamentos de uma organização.
Lembrando que uma das maiores vantagens que um profissional do setor administrativo pode ter sobre o outro é a sua capacidade de resolução de problemas e conflitos, isto não significa que o profissional deve ser muito criativo, mas que ele consiga se habituar ao seu ambiente e que possa entender como buscar soluções.
É possível se referir a este profissional como o “profissional hyperlink”, aquele que não necessariamente tem todas as ferramentas para resolver os problemas, mas que saiba utilizar as que tem para alçar novas soluções.
Também é possível definir este profissional como proativo, adaptável e curioso, sendo este último um ponto necessário para atingir todos os outros.
Após esta introdução, confira o ranking com as habilidades que os administradores, e profissionais em geral, devem explorar de 2020 em diante.
Sabendo, quais são as habilidades essenciais de um profissional em 2021, que almeje ou esteja em um cargo gerencial, que tal começar a dar os primeiros passos para obtê-las?
Busque cursos on-line, converse com pessoas da sua empresa, ou até mesmo se aventure sozinho em livros e artigos.
A resposta para esta pergunta é um duro não. Estas são as habilidades essenciais, nas quais você sempre deverá trabalhar, independentemente das outras habilidades necessárias para a execução da sua profissão.
Possuí-las e ter a noção de que deve desenvolvê-las constantemente, irá te colocar um passo a frente da competição, todavia.
O bacana delas é que enquanto se vai adquirindo habilidades específicas do seu setor, você pode trabalhar nestas outras ao mesmo tempo. É um processo conjunto, não uma decisão binária entre uma ou outra.
Os acontecimentos deste ano sugerem uma mudança futura também.
O caminho para o uso de atendimento utilizando Inteligência Artificial e Robôs, a automatização de processos, a maior aceitação do trabalho remoto, a análise e coleta de dados para gerar decisões mais assertivas, são algumas das tendências que foram intensificadas durante a pandemias.
Porém, estas tendências ainda não atingiram seu pico de uso, tanto devido a qualificação necessária dos profissionais da área quanto às limitações das ferramentas utilizadas.
Sabe-se que podem haver expansões em outras áreas nos próximos anos, então que tal você compartilhar de seus pensamentos sobre quais serão as próximas grandes mudanças no mercado e no ambiente de trabalho?
Comentários